Aprenda a criar receitas

Posted by .:Tricoteiras:. Posted on jan - 03 - 2009

Cansou de fazer peças no tamanho errado? Não acha o modelo que você quer? Tem uma ideia na cabeça e quer colocá-las nas agulhas? Começa hoje a série em três módulos que vai ensinar os truques para você inventar suas próprias receitas.

Na primeira parte, Bia Medina explica como tirar medidas.

Manequim Medidas

Você viu aquele casaco lindo num site estrangeiro, mas:
- É tamanho P e você, GG
- a receita está em sueco, turco, suahali
- a receita tem mangas curtas e você prefere compridas ou vice-versa
- o fio recomendada lá só tem à  venda lá no tal paí­s, você não vai encontrá-lo facilmente aqui.

Portanto, para começar você vai precisar de:

- o fio para fazer o casaco. Neste caso aqui, se for o primeiro que você vai fazer sem receita, recomendo um fio simples, lisa, seca, porque se você errar, será mais fácil desmanchar sem destruir o fio.

- agulhas. Separe agulhas de vários tamanhos próximos do recomendado no rótulo. Por exemplo, para o caso da Sedificada: 5, 5,5, 6. Se você tricota MUITO frouxo, junte também uma 4,5.

- o seu modelo. Dê uma geral no seu guarda roupa e separe AQUELA camiseta ou blusa preferida. A mais confortável, a de melhor caimento, a que veste melhor. De preferência, que seja de malha ou moletom, que têm caimento semelhante ao tricô. Roupas de tecido comum tem outro tipo de caimento e outro tipo de lógica na construção. Não importa se as mangas são compridas ou curtas, nem o tipo de decote. Mudar decotes e comprimentos é muito fácil no tricô manual.

Deixe as agulhas e a lã descansando e estenda sua blusa predileta sobre a mesa ou a cama. Observe-a. Pegue um caderninho e faça um esboço da blusa (como aqueles esquemas das receitas de tricô). Com a fita métrica, tire as medidas da blusa: largura do corpo, altura total (do alto do ombro à  barra). altura da barra até o iní­cio da cava, altura do início da cava até o ombro, largura de ombro a ombro (veja que é menor que a largura total da blusa), largura de cada ombro, largura e profundidade do decote (meça primeiro o decote da frente, depois o das costas; veja que as blusas mais confortáveis têm um leve decotado nas costas, não são retas atrás, como costumam ser as receitas mais simples de blusas de tricô).

Meça também a largura da manga na altura da cava, a largura da manga na boca ou no punho, o comprimento da manga até o iní­cio da cava e até o alto do ombro.

Anote todas essas medidas no seu caderninho. Se preferir, use um cadernão, para poder ter espaço para escrever tudo sem fazer muita bagunça.

Agora, pegue suas agulhas e faça as amostras. Não sabe fazer amostra? Veja aqui

Categories: Tira-dúvida

13 Comentários nesta postagem.

  1. [...] Aprenda a criar receitas Categorias [...]

  2. [...] querida, hoje passeando no site Tricoteiras, descobri um artigo que elas estão fazendo sobre “Aprenda a criar receitas” e achei fantástico ! Muito bom mesmo!! Elas estão postando por partes e estão agora na 4, que [...]

  3. [...] Aprenda a criar uma receita >> Saiba mais sobre o que é uma amostra [...]

  4. gina disse:

    Gostaria muito de aprender a tirar
    medidas para fazer casacos.
    E depois aprender a rematar para as cavas e decotes,
    e aumentar nas mangas.

  5. alice zafalão gonzalez disse:

    gostaria de aprender a tirar medidas para fazer blusas de trico.
    meu busto e 118cm, todas as blusas que tentei fazer não deram certo. ou ficam grandes demais ou pequenas demais, tenho depressão, e preciso ocupar meu tempo com algo que eu amo fazer que é trico e croche peças de vestuarío.
    desde ja agradecida.

  6. EDNA MARA disse:

    COMO APRENDER AS MEDIDAS PRA FAZER TRICO A MAO

  7. Clara Beauty disse:

    Olá, Edna.
    Você leu o que está escrito no post?
    Bjos
    Clara

  8. EDNA MARA disse:

    QUERO A RESPOSTA DE COMO FAZER AS MEDIDAS PRA UM TRICO PERFEITO

  9. EDNA MARA disse:

    KD O PROXIMO MODULO?

  10. Clara Beauty disse:

    Oi Edna
    Você olhou no resto da seção Tira-dúvida?
    A perfeição só vem com a prática. É errando que se aprende.

  11. Carmen disse:

    Olá gostaria de receber dicas e pontos por e-mail.